Antes mesmo de Tomb Raider Underworld ter sido lançado, a Crystal Dynamics já estava explorando ideias para o futuro de Tomb Raider. Antes de mergulhar na ideia de uma história de "origens", o estúdio testou uma ampla grama de conceitos de gameplay e mecanismos para ver o que seria novo e empolgante, incluindo combate corpo a corpo, montar a cavalo, e até um sistema de companhia/companheiro para a Srta. Croft.
Estas questões nos faz pensar que provavelmente o estúdio já está pensando em ideias para o próximo jogo, entretanto, nos resta aguardar as próximas aventuras de Croft. O último título, Shadow of the Tomb Raider, foi lançado em 12 de setembro de 2018, já haveria praticamente 3 anos de desenvolvimento, que é uma quantidade de anos considerado aceitável em comparação aos outros jogos da série, onde se tinha hiatos parecidos com este: como entre Tomb Raider Chronicles e Angel of Darkness (3 anos), entre Tomb Raider Angel of Darkness e Tomb Raider Legend (3 anos), entre Lara Croft and The Guardian of Light e Tomb Raider Reboot (3 anos), entre Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider (3 anos).
Na maioria das vezes há uma espera de 3 anos, quando há um lançamento considerado empolgante, a espera é de 1 ano, como ocorreu entre Tomb Raider (1996) até Tomb Raider Chronicles (2000), cada ano havia um lançamento. A partir do Tomb Raider Chronicles, que foi considerado um jogo razoável, houve o período de descanso de 3 anos, surgindo assim, Tomb Raider Angel of Darkness. Após Angel of Darkness houve uma espera de 3 anos até o lançamento de Tomb Raider Legend, a partir do sucesso de Legend, houve um lançamento anual, nota-se um padrão nesse sentido.
Não há dúvidas que 2022 ou até mesmo o final desse ano, possa surgir novidades envolvendo o desenvolvimento de um novo jogo de Croft, caso contrário, haverá uma grande preocupação em relação ao futuro da franquia.
Você pode se aventurar em todos esses conceitos no vídeo abaixo: